Questão 27195

(FUVEST - 2015) 

 Aluísio de Azevedo, enredo na narrativa, fatores de contextualização, geração nacionalista, naturalismo no Brasil, romantismo

            E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.

            Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.

Aluísio Azevedo, O cortiço.  

 

O efeito expressivo do texto – bem como seu pertencimento ao Naturalismo em literatura – baseia-se amplamente no procedimento de explorar de modo intensivo aspectos biológicos da natureza. Entre esses procedimentos empregados no texto, só NÃO se encontra a 

A

representação do homem como ser vivo em interação constante com o ambiente.    

B

exploração exaustiva dos receptores sensoriais humanos (audição, visão, olfação, gustação), bem como dos receptores mecânicos.    

C

figuração variada tanto de plantas quanto de animais, inclusive observados em sua interação.    

D

ênfase em processos naturais ligados à reprodução humana e à metamorfose em animais.    

E

focalização dos processos de seleção natural como principal força direcionadora do processo evolutivo.   

Gabarito:

focalização dos processos de seleção natural como principal força direcionadora do processo evolutivo.   



Resolução:

a) Alternativa incorreta. Não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão. É perceptível no romance naturalista a presença constante da interação e relação do homem com a natureza.

b) Alternativa incorreta. Não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão. Porque no próprio texto percebe-se a presença de receptores sensoriais e mecânicos. Observe: "E Jerônimo via e escutava" -> receptores sensoriais: visão e audição; "era o aroma quente dos trevos e das baunilhas" -> receptor sensorial: olfato; "era o veneno e era o açúcar gostoso" -> receptor sensorial: gustação; "era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju" -> receptor sensorial: gustação; "acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional" -> receptor mecânico.

c) Alternativa incorreta​​​​​​​. Não corresponde com o que foi solicitado no enunciado da questão. É observado no texto alguns exemplos de plantas e animais atribuídos a partir da observação do personagem" era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju,"; "ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele".

d) Alternativa incorreta​​​​​​​. A dimensão da "reprodução humana" está explícita no trecho "a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor". A referência à dança frenética do mosquito, à injeção de amor nas veias, ao assanhamento dos desejos e à viscosidade remetem, menos ou mais explicitamente, a gestos e ritos sexuais que marcam o acasalamento e a reprodução; Já a metamorfose está evidenciada na representação de Rita ao mesmo tempo como "lagarta" e "larva" (estágios anteriores) e "muriçoca" e "cantárida" (insetos já desenvolvidos, com asas e exoesqueleto). Essa mudança de estado evidencia a volúpia e a volatilidade da personagem, que evoca uma atmosfera de dinamismo, mistério e transformação. 

e) Alternativa correta​​​​​​​. Não é apresentado no texto, e não é um tópico marcante do romance naturalista a questão da seleção natural.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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