(Fuvest 1996) Considerando a necessidade de correlação entre tempos e modos verbais, assinale a alternativa em que ela FOGE às normas da língua escrita padrão.
A redação de um documento exige que a pessoa conheça uma fraseologia complexa e arcaizante
Para alguns professores, o ensino de língua portuguesa será sempre melhor, se houver o domínio das regras de sintaxe.
O ensino de Português tornou-se mais dinâmico depois que textos de autores modernos foram introduzidos no currículo.
O ensino de Português, já sofrera profundas modificações, quando se organizou um Simpósio Nacional para discutir o assunto.
Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo linguístico, todos teremos liberdade de expressão.
Gabarito:
Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo linguístico, todos teremos liberdade de expressão.
Considerando a necessidade de correlação entre tempos e modos verbais, assinale a alternativa em que ela FOGE às normas da língua escrita padrão.
Alternativas
A redação de um documento exige que a pessoa conheça uma fraseologia complexa e arcaizante.Comentário: alternativa incorreta.A construção sintática do tempo e modo verbal estão coerentes.
Para alguns professores, o ensino de língua portuguesa será sempre melhor, se houver o domínio das regras de sintaxe.Comentário: alternativa incorreta.A construção sintática do tempo e modo verbal estão coerentes.
O ensino de Português tornou-se mais dinâmico depois que textos de autores modernos foram introduzidos no currículo.Comentário: alternativa incorreta.A construção sintática do tempo e modo verbal estão coerentes.
O ensino de Português, já sofrera profundas modificações, quando se organizou um Simpósio Nacional para discutir o assunto.Comentário: alternativa incorreta.A construção sintática do tempo e modo verbal estão coerentes.
Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo linguístico, todos teremos liberdade de expressão.Comentário: alternativa correta. A oração foge diante da correlação entre o tempo e o modo verbal.A oração ficaria correta com o verbo ter na primeira pessoa do plural (nós) conjugado no futuro do pretérito: "Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo linguístico, todos teríamos liberdade de expressão."
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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