(Mackenzie 2010)
Paisagens da minha terra,
Onde o rouxinol não canta
- Mas que importa o rouxinol?
Frio, nevoeiros da serra
Quando a manhã se levanta
Toda banhada de sol!
[...]
Sou assim, por vício inato.
Ainda hoje gosto de Diva,
Nem não posso renegar
Peri, tão pouco índio, é fato,
Mas tão brasileiro... Viva,
Viva José de Alencar!
Manuel Bandeira, Sextilhas românticas
Assinale a alternativa correta.
Em respeito ao cânone da estética modernista, o autor formalizou harmonicamente seu poema, atendendo à regularidade de estrofação e à regularidade rítmica.
O título do poema ganha sentido irônico, quando relacionado à linguagem coloquial e marcadamente musical.
O padrão estético do poema, valorizando os versos heptassílabos, de caráter mais popular, em oposição à métrica clássica, recupera a tradição romântica.
A descrição idealizada da paisagem revela a influência parnasiana presente nas primeiras obras do poeta.
A crítica à tradição literária reflete-se também na forma livre e na linguagem satírica adotada pelo poeta.
Gabarito:
O padrão estético do poema, valorizando os versos heptassílabos, de caráter mais popular, em oposição à métrica clássica, recupera a tradição romântica.
Em respeito ao cânone da estética modernista, o autor formalizou harmonicamente seu poema, atendendo à regularidade de estrofação e à regularidade rítmica. Comentário: alternativa incorreta porque nota-se a referência à escola romântica, que rompe com o padrão neoclássico, ao valorizar os mitos nacionais e a métrica mais popular, de origem medieval, a redondilha, maior e menor. Embora esse verso fosse usado por escritores do Classicismo.
O título do poema ganha sentido irônico, quando relacionado à linguagem coloquial e marcadamente musical. Comentário:alternativa incorreta porque o poema não é estruturado com uma linguagem coloquial.
O padrão estético do poema, valorizando os versos heptassílabos, de caráter mais popular, em oposição à métrica clássica, recupera a tradição romântica. Comentário: alternativa correta porque o poema acima trouxe a estruturação poética a partir do uso de versos heptassílabos.
A descrição idealizada da paisagem revela a influência parnasiana presente nas primeiras obras do poeta.Comentário: alternativa incorreta porque os autores modernistas, como Manuel Bandeira, tinham como objetivo de romper com a influência de concepções literárias vigentes, como o parnasianismo, com intuito de apresentar novas formas de escrita.
A crítica à tradição literária reflete-se também na forma livre e na linguagem satírica adotada pelo poeta.Comentário: alternativa incorreta porque o poema utiliza os recursos da escola neoclássica para fazer a crítica em relação a escola neoclássica.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão