Questão 35006

(FUVEST 2018 - Primeira Fase) Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:

I. Fotossíntese

 mathrm{6 , H_2 O + 6 , CO_2 overset{luz}{
ightarrow} 6 , O_2 + C_6 H_{12}O_6 }

II. Quimiossíntese metanogênica

 mathrm{CO_2 + 4 , H_2 
ightarrow CH_4 + 2 , H_2 O}

III. Respiração celular

 mathrm{6 , O_2 + C_6H_{12}O_6 
ightarrow 6 , H_2O + 6 , CO_2}

 

A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são

A
  I II III
(A)

redução;
autotrófico.

redução;
autotrófico.
oxidação;
heterotrófico e
autotrófico.
B
(B) oxidação;
autotrófico.
oxidação;
heterotrófico.
oxidação;
autotrófico.
C
(C)

redução;
autotrófico.

redução;
heterotrófico e
autotrófico.
redução;
heterotrófico e
autotrófico.
D
(D) oxidação;
autotrófico e
heterotrófico.
redução;
autotrófico.
oxidação;
autotrófico.
E
(E) oxidação;
heterotrófico.
oxidação;
autotrófico.
redução;
heterotrófico.

Gabarito:

  I II III
(A)

redução;
autotrófico.

redução;
autotrófico.
oxidação;
heterotrófico e
autotrófico.


Resolução:

A oxidação e a redução são fenômenos em que há transferência de elétrons entre os átomos, a oxidação ocorre quando um elemento perde elétrons, e a redução quando um elemento ganha elétrons. Na fotossíntese, o carbono do CO2 perde elétrons no processo ao ser incorporado na glicose, assim como o carbono na quimiossíntese perde para ser incorporado ao metano. Já na respiração, que é uma reação inversa onde é produzido CO2, o carbono é oxidado, ou seja, ganha elétrons. Bom, mesmo que o aluno não possuísse o conhecimento sobre esses processos químicos, poderia encontrar a resposta buscando quais os indivíduos realizam respectivos processos. As SÍNTESES só podem ser realizadas por seres AUTOTRÓFOS, ou seja, fotossíntese e quimiossíntese são realizadas por esses seres. Já a respiração celular, é realizada por todos os seres aeróbicos, portanto tanto autótrofos como heterótrofos. Gabarito A.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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