(FUVEST 2019 - 1ª fase) A tabela lista características bióticas e abióticas associadas a alguns biomas brasileiros.
Escolha a alternativa que lista os biomas corretos, na ordem em que aparecem nas linhas da tabela (I a IV).
I‐Floresta Amazônica; II‐Cerrado; III‐Mata Atlântica; IV‐Caatinga.
I‐ Floresta Amazônica; II‐Pampas; III‐Mata Atlântica; IV‐Cerrado.
I‐Mata Atlântica; II‐Cerrado; III‐Floresta Amazônica; IV‐Caatinga.
I‐Mata Atlântica; II‐Pampas; III‐Floresta Amazônica; IV‐Cerrado.
I‐Pampas; II‐Mata Atlântica; III‐Cerrado; IV‐ Floresta Amazônica.
Gabarito:
I‐Mata Atlântica; II‐Pampas; III‐Floresta Amazônica; IV‐Cerrado.
A linha I e a III, sugerem que as características podem ser de um bioma como a Mata Atlântica ou Floresta Amazônica (porte arbóreo e grande volume de chuvas). Para definir, basta se atentar a Zona Climática, sendo a linha III referente a Floresta Amazônica, uma vez que essa região está próximo a linha do Equador (Equatorial Tropical). Com isso, a linha I só poderia ser a Mata Atlântica. Na linha II, por conta do clima (Temperado) e o tipo de vegetação presente (Herbáceo) só poderia ser os Pampas. E por fim a linha IV, com uma vegetação que varia desde o arbóreo até o herbáceo, e dentro da zona Tropical, faz referência ao bioma Cerrado.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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