( Fuvest 2019 - 1ª fase) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.
Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.
H1: progesterona
H2: FSH
Motivo: eliminação da placenta
H1: FSH
H2: LH
Motivo: reinício da menstruação
H1: FSH
H2: estrógeno
Motivo: reinício da menstruação
H1: progesterona
H2: estrógeno
Motivo: eliminação da placenta
H1: FSH
H2: progesterona
Motivo: início da lactação
Gabarito:
H1: progesterona
H2: estrógeno
Motivo: eliminação da placenta
A secreção de progesterona e estrógeno pela placenta se inicia poucas semanas depois do início da gravidez, esse anexo embrionário é responsável por manter os níveis desses hormônios crescendo durante a gestação, os níveis de progesterona aumentam cerca 10x mais que os níveis normais do ciclo menstrual e os de estrogênio cerca de 30x, ambos os hormônios atingindo níveis máximos poucos dias antes do nascimento do feto. Os altos níveis de estrogênio preparam o útero o recebimento do feto, e também para as contrações no momento do parto, aumentando as musculatura desse órgão, além disso permitem a melhor dilatação do assoalho pélvico, fato importante também para o momento do parto e também é responsável pelo aumento das mamas. Já a progesterona é responsável por “liberar” os nutrientes contidos no endométrio para o feto, além de manter o útero relaxado e capaz de se dilatar durante toda a gravidez. Ao final da gestação, a placenta é expelida para fora do corpo da gestante juntamente com o feto, ao ocorrer esse fato, os níveis dos hormônios citados acima cai abruptamente, assim como é apresentado no gráfico.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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