Questão 35300

(Fuvest 2019 – 1ª fase) Uma seta aponta para a posição zero no instante inicial. A cada rodada, ela poderá ficar no mesmo lugar ou mover‐se uma unidade para a direita ou mover‐se uma unidade para a esquerda, cada uma dessas três possibilidades com igual probabilidade.  

Qual é a probabilidade de que, após 5 rodadas, a seta volte à posição inicial?

 

 

A

frac{1}{9}

B

frac{17}{81}

C

frac{1}{3}

D

frac{51}{125}

E

frac{125}{243}

Gabarito:

frac{17}{81}



Resolução:

Para que a seta pare na sua posição original, o número de passos para a esquerda deve ser igual ao número de passos para a direita:

E = Passos para a esquerda

D = Passos para a direita

P = Parada

Logo, temos as seguintes possibilidades (P+E+D=5)

P = 1, E=2, D=2

Permutando todas as letras (para considerar as ordens diferentes que essa configuração pode acontecer) excluindo-se as repetições: 

underline{E} underline{E} underline{P} underline{D} underline{D} 
ightarrow Possibilidades = frac{5!}{2!2!} = 30

P = 3, E=1, D=1

underline{E} underline{P} underline{P} underline{P} underline{D} 
ightarrow Possibilidades = frac{5!}{3!} = 20

P = 5, E=0, D=0

underline{P} underline{P} underline{P} underline{P} underline{P} 
ightarrow Possibilidades = 1

Assim, temos 30+20+1 = 51 possibilidades de se atingir o objetivo.

O total de possibilidades de jogadas são: 3^5

Assim, a probabilidade pedida é:

Probabilidade = frac{5!}{3^5} = frac{51}{3^5}=frac{17}{81}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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