Questão 35322

(Fuvest 2019 – 1ª fase)

Um rapaz de massa mcorre numa pista horizontal e pula sobre um skate de massa m2, que se encontra inicialmente em repouso. Com o impacto, o skate adquire velocidade e o conjunto rapaz+skate segue em direção a uma rampa e atinge uma altura máxima. A velocidade do rapaz, imediatamente antes de tocar no skate, é dada por

 

A

frac{(m_1+m_2)}{m_2}sqrt{gh}

B

frac{(m_1+m_2)}{2m_1}sqrt{gh}

C

frac{m_1}{m_2}sqrt{2gh}

D

frac{(m_1+m_2)}{m_1}sqrt{2gh}

E

frac{(2m_1+m_2)}{m_1}sqrt{gh}

Gabarito:

frac{(m_1+m_2)}{m_1}sqrt{2gh}



Resolução:

Vamos analisar antes e depois que o rapaz pulou no skate sabendo que v é a velocidade do rapaz e v é a velocidade do rapaz e do skate juntos, com isso por conservação do momento linear, lembrando que inicialmente apenas o rapaz estava se movendo e depois o skate e o rapaz sairam com a mesma velocidade:

Q_o=Q_fRightarrow m_1v_r= (m_1+m_2)v_sRightarrow v_r= frac{(m_1+m_2)v_s}{m_1}

Agora vamos descobrir qual é a velocidade do skate e do rapaz, analisando a altura que eles alcançaram na rampa, por conservação de energia temos:

\ E_{cinetica}=E_{potencial}Rightarrow frac{1}{2}(m_1+m_2)v_s^2= (m_1+m_2)gh \ \ v_s^2=2gh Rightarrow v_s=sqrt{2gh}

Agora basta substituir na primeira equação que encontramos temos:

v_r= frac{(m_1+m_2)v_s}{m_1}Rightarrow frac{(m_1+m_2)sqrt{2gh}}{m_1 }



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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