(Fuvest 2019 - 1ª fase)
Examine a imagem e o gráfico.
Google Earth, 2018.
A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A — B apresentados na imagem e no perfil é:
planalto, escarpa e planície litorânea
escarpa, planalto e depressão periférica
escarpa, planalto e planície litorânea
planalto, escarpa e depressão periférica
depressão periférica, escarpa e planície litorânea
Gabarito:
planalto, escarpa e planície litorânea
Questão nos pede conhecimento de geologia e análise cartográfica de perfis. O Perfil A - B pode ser dividido em três diferentes paisagens. A primeira é o Planalto que são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares.Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.No caso o Planalto da questão tem em média 1200 metros e tem uma superfície irregular.
A segunda paisagem é uma escarpa que é uma forma de relevo que é uma área de transição entre diferentes províncias fisiogeográficas que envolve uma elevação ou queda aguda, caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme.
A terceira formação é uma Planície Litorânea que é uma forma de relevo normalmente plana que se forma em áreas onde se acumulam sedimentos. Encontram-se em regiões de baixa altitude, a poucos metros do nível do mar.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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