Questão 36248

(Fuvest 2014 - 2ª fase)

Dados m e ݊n inteiros, considere a função ݂f definida por

f(x) = 2 - frac{m}{x+ n},

para x 
eq -n.

a) No caso em que m = n = 2, mostre que a igualdade f (sqrt 2) = sqrt 2 se verifica.

b) No caso em que m = n = 2, ache as interseções do gráfico de f com os eixos coordenados.

c) No caso em que m = n = 2, esboce a parte do gráfico de f em que x > -2, levando em conta as informações obtidas nos itens a) e b). Utilize o par de eixos dado na página de de respostas (imagem abaixo).

d) Existe um par de inteiros (m, n) 
eq (2,2) tal que a condição f(sqrt 2) = sqrt 2 continue sendo satisfeita?

Gabarito:

Resolução:

Sendof(x)=2-frac{m}{x+n}, com x diferente de -n e m=n e igual à, então: 

f(x)=2-frac{2}{x+2}Leftrightarrow f(x)=frac{2x+2}{x+2}

a) f(sqrt{2})=frac{2sqrt{2}+2}{sqrt{2}+2}.frac{sqrt{2}-2}{sqrt{2}-2}=frac{4-4sqrt{2}+2sqrt{2}-4}{-2}Leftrightarrow f(sqrt{2})=frac{-2sqrt{2}}{-2}Leftrightarrow f(sqrt{2})=sqrt{2}

b) Sendo A(x,0)  a intersecção de f com o eixo x, logo:

frac{2x+2}{x+2}=0Leftrightarrow 2x+2=0Leftrightarrow x=-1Rightarrow A(-1,0)

Caso B(0,1) a intersecção com o eixo y, teremos: 

f(0)=y=frac{2.0+2}{0+2}=1Rightarrow B(0,1)

c) O gráfico de f, contém os pontos (sqrt{2},sqrt{2}),(-1,0) e (0,1)

Quando x tender a-2, sempre com valores maiores que -2, f(x) tende a - infinito. 

Caso c tender a + infinito, frac{2}{x+2} tende a zero e f(x) tende a 2. Logo teremos a seguinte representação gráfica:

d) f(sqrt{2})=sqrt{2}
ightarrow 2-frac{m}{sqrt{2}+n}=sqrt{2}Leftrightarrow 2sqrt{2}+(2n-m)=nsqrt{2}+2

n=2 e 2n-m=2

m=n=2



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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