(Fuvest - 2014 - 2 FASE)
Considere o triângulo equilátero de lado 7 cm.
a) Sendo o ponto médio do segmento , e o ponto simétrico de em relação à reta determinada por e , determine o comprimento de .
b) Repetido a construção do item a), tomando agora como ponto de partida o triângulo , pode-se obter o triângulo tal que é o ponto médio do segmento , e e o ponto simétrico de em relação à reta determinada por e . Repetindo mais uma vez o procedimento, obtém-se o triângulo . Assim, sucessivamente, pode-se construir uma sequência de triângulos tais que, para todo , é o ponto médio de , e , o ponto simétrico de em relação à reta determinada por e , conforme figura ao lado.
Denotando por , para , o comprimento do segmento , verifique que é uma progressão geométrica. Determine sua razão.
c) Determine, em função de n, uma expressão para o comprimento da linha poligonal
O ponto é simétrico ao ponto em relação à reta se o segmento é perpendicular à reta e a interseção de e é o ponto médio de . |
Gabarito:
Resolução:
Como é equilátero, então . como B1 é simétrico a A1 por , e, portanto, e .
Partindo disso, é equilátero e, analogamente, é equilátero para qualquer n maior ou igual a zero, com n pertencente aos inteiros.
a) e é a altura , logo
b) é a altura do e , logo:
, que forma uma progressão geométrica de razão e primeiro termo
c) O comprimento da linha poligonal é a soma dos n primeiros termos da PG definida no item b dada por:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão