(FUVEST - 2016 - 2a FASE)
A figura abaixo representa o gráfico de uma função . Note que . A restrição de f ao intervalo tem como gráfico parte de uma parábola com vértice no ponto (-2,-3); restrita ao intervalo [0,5], f tem como gráfico um segmento de reta.
a) Calcule f(-1) e f(3).
Usando os sistemas de eixos da folha de respostas, esboce
b) o gráfico de g(x) = |f(x)|, x [-5,5]
c) o gráfico de h(x) = f(|x|), x [-5,5]
Gabarito:
Resolução:
Vamos estudar essa função nos dois intervalos separadamente:
no intervalo [-5,0] , elá é uma função quadrática. Como sabemos suas raízes (-5 e 1), ela fica na forma: ( Observe que eu sei que a outra raíz é 1 apenas observando a simetria da função na malha quadriculada.)
Já que , podemos descobrir o valor de a:
então, no intervalo [-5,0]:
Vamos aproveitar para encontrar o valor de f(0) , já que é um valor comum para as duas curvas.
Para o inter valo [0,5], a função é do tipo
resolvendo o sistema, temos que:
,
Com isso encontramos a definição da função nesses intervalos:
b) O módulo de f irá pegar todos os valores da imagem que forem negativos e torna-los positivos.
c) Aqui, as funções têm a mesma definição, mas utilizando apenas os valores do módulo de x:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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