Questão 36330

(FUVEST 2014 - 2ª FASE) Duas pequenas esferas, cada uma com massa de 0,2 kg, estão presas nas extremidades de uma haste rígida, de 10 cm de comprimento, cujo ponto médio está fixo no eixo de um motor que fornece 4 W de potência mecânica. A figura ao lado ilustra o sistema. No instante t = 0, o motor é ligado e o sistema, inicialmente em repouso, passa a girar em torno do eixo. Determine
a) a energia cinética total E das esferas em t = 5 s;
b) a velocidade angular omega de cada esfera em t = 5 s;
c) a intensidade F da força entre cada esfera e a haste, em t = 5 s;
d) a aceleração angular média alpha de cada esfera, entre t = 0 e t = 5 s.

Note e adote:
As massas da haste e do eixo do motor devem ser ignoradas.
Não atuam forças dissipativas no sistema.

 

Gabarito:

Resolução:

a) Calculando a potência, com o sistema inicialmente em repouso: 

P = frac{Delta E}{Delta t} = frac{E-E_0}{Delta t}

P = frac{E-cancel{E_0}}{Delta t}

4 = frac{E}{5}

E = 4cdot 5 = 20  J

b) Considerando que cada esfera possui energia cinética E_c = 10  J, girando em MCU e com raio R = 0,05  m:

E_c=frac{mv^2}{2}

v = omega R

E_c=frac{m(omega R)^2}{2}

10=frac{0,2cdot omega^2 cdot(0,05)^2}{2}

10=frac{0,2cdot omega^2 cdot0,0025}{2}

omega^2 = frac{10cdot2}{0,2cdot0,0025}

omega^2 = frac{20}{0,0005}

omega^2 = 40.000

omega = sqrt{40.000} = 200  rad/s

c) A resultante centrípeta em uma das esferas é dada por:

R_{cp} = momega^2R

R_{cp} = 0,2cdot 200^2 cdot 0,05 = 400  N

A resultante tangencial em uma das esferas é dada por:

frac{P}{2} = R_Tcdot v

frac{P}{2} = R_Tcdot omega cdot R

frac{4}{2} = R_Tcdot 200 cdot 0,05

frac{4}{2} = R_Tcdot 10

R_T = frac{4}{2cdot 10} =frac{4}{20}

R_T = 0,2  N

Dessa forma, como R_{cp}>>R_T, a intensidade F é aproximadamente igual a 400 N.

d) 

alpha = frac{Delta omega}{Delta t}

alpha = frac{200}{5} = 40  rad/s^2



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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