(FUVEST 2015 - 2 fase) Leia o poema de Drummond para responder às questões relativas a dois versos de sua última estrofe.
Considerando-se a “Elegia 1938” no contexto de Sentimento do mundo, explique sucintamente
a) a que se refere o eu lírico com a expressão “felicidade coletiva”?
b) o que simboliza, para o eu lírico, a “ilha de Manhattan”?
Gabarito:
Resolução:
a) A expressão "felicidade coletiva", extraída do verso de Drummond, remete à utopia de uma sociedade sem as injustiças e as derrotas impostas por um sistema castrador e aniquilante. Essa utopia deve ser adiada, segundo um eu lírico engajado, porém crítico e niilista, pela constatação de que os jogos de poder, as crises econômicas, as tensões e as novas e angustiantes realidades sociais reveladas no contexto dos anos 1930-40 superam o sonho de felicidade.
b) A "ilha de Manhattan", principal centro financeiro do mundo, representa para o eu lirico a "Grande Máquina" do capitalismo mundial. O uso dessa exprssão é um recurso metonímico e revela, ao mesmo tempo, um desejo revolucionário do poeta e uma crítica - através do verbo "dinamitar" - ao "crash" da Bolsa de Valores que, mesmo revelando as limitações desse sistema financeiro, não foi suficiente para a tomada de uma postura mais radical contra ele.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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