Nos vértices de um triângulo equilátero de altura 45 cm, estão fixas as cargas puntiformes QA, QB e QC, conforme a ilustração a seguir. As cargas QB e QC são idênticas e valem - 2,0 cada uma. Em um dado instante, foi abandonada do repouso, no baricentro desse triângulo, uma partícula de massa 1,0 g, eletrizada com a Q = + 1,0 e, nesse instante, a mesma sofreu uma aceleração de módulo 5,0 . 102 m/s2, segundo a direção da altura h1, no sentido de A para M. Neste caso, a carga fixada no vértice A é
DADO: k0 = 9 . 109 N . m2/C2
QA = + 3,0
QA = - 3,0
QA = + 1,0
QA = + 5,0
QA = - 5,0
Gabarito:
QA = + 3,0
Primeiro sabemos que o baricentro de um triângulo equilátero coincide com a mediatriz com isso nosso triângulo fica assim, Lembrando que o baricentro divide a altura em h/3 e 2h/3 sendo a distância maior até o baricentro, então nosso triângulo fica assim:
E as relações de forças com Fc e FB com a força resultante será a seguinte:
Então como podemos ver o Fc e o Fb irão se anular no eixo x por terem o mesmo valor e o mesmo ângulo em relação ao eixo vertical e irão se somar no eixo y ( as suas componentes) Podemos assumir que Fa ( força da particula A) está na mesma direção e sentido que Fr, caso isso não seja verdade iremos encontrar um valor negativo para Fa:
Calculando Fb e Fc primeiro temos , isso claro em módulo:
Como queremos apenas a componente vertical temos que:
Somando as duas temos
Você pode chegar no mesmo resultado aplicando as leis dos cossenos :D
Lembrando que o Peso é calculado por:
Então vamos supor que Fa esteja apontando para baixo também então o somatório das forças ficará da seguinte maneira:
Vamos arredendar esse 0,21 para 0,2 ou seja o peso será muito pequeno em relação as nossas outras forças
pela segunda lei de Newton temos:
Como encontramos a força positiva isso quer dizer que realmente ela aponta para baixo, com isso sabemos que a carga deve ser positiva para repelir a nossa carga livre em direção à M
Voltando na lei de Coulomb:
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão