Questão 37579

(FUVEST - 2019)

Leia o seguinte texto:

 

O padre Antônio Vieira foi considerado um dos mais ilustres lusobrasileiros do século XVII. Acerca desse sermão, escrito em 1640, ao final da chamada União Ibérica, responda ao que se pede.

a) Caracterizeo do ponto de vista de seu estilo literário.
b) Identifique o contexto da História de Portugal no qual o sermão foi composto.
c) Explique a situação da América portuguesa, tal como mencionada no texto.

Gabarito:

Resolução:

a) O Padre Vieira pertence à escola literária do Barroco, caracterizada pela dramaticidade, o rebuscamento linguístico, o uso de figuras de linguagem e a predominância de temáticas religiosas.

b) O sermão foi escrito em 1640, momento em que Portugal acabara de se libertar da dominação espanhola iniciada em 1580. Esse movimento é conhecido como Restauração de Portugal (ou Restauração da Independência) e foi marcado por uma violenta guerra contra a Espanha iniciada em 1640 e concluída apenas em 1688.

c) Em 1640, o açúcar mostrava seus primeiros sinais de declínio. Ao mesmo tempo, a relação entre lusos e flamengos começava a se desgastar, especialmente após a saída de Maurício de Nassau e a cobrança dos empréstimos por parte da Holanda. Ao mesmo tempo, a necessidade portuguesa de se recuperar economicamente após anos de dominação espanhola, tornava urgente a recuperação da soberania em cima do seu mais lucrativo território colonial (Pernambuco).



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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