Questão 37589

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questão 4)

Um bloco de massa m = 400 g está encostado em uma mola que foi comprimida de Delta x = 0,2 m em relação a seu comprimento natural. Em um determinado instante, a mola é solta e o bloco adquire velocidade e percorre uma distância d = 0,5 m sobre uma superfície horizontal com coeficiente de atrito mu = 0,3 e executa um loop de raio R = 0,9 m

Determine

a) a energia cinética Delta E perdida pelo bloco ao longo do percurso de comprimento d;

b) as velocidades mínimas v_a  e  v_b que o bloco deve ter, respectivamente, nos pontos A e B, indicados na figura, para conseguir completar o loop;

c) o menor valor da constante elástica k da mola para que o bloco complete o loop.

Note e adote:

Aceleração da gravidade = 10 m/s² 

Não há atrito entre o bloco e a pista em loop.

Ignore a resistência do ar.

A figura é esquemática e não está em escala

 

Gabarito:

Resolução:

A) Pelo teorema do Trabalho, temos que o somatório do trabalho das forças é igual a variação da energia cinética:

sum W = Delta E_K

W_P + W_N + W_{Fel} + W_{Fat} = Delta E_K

Sendo o trabalho da força peso e da força normal igual a zero, temos que:

frac{kDelta x^2}{2}-Nmgd = Delta E_K 
ightarrow Delta E = 0,02K-0,6, sendo 0,6J perdida para o atrito

Logo, Delta E_{Perdido} = 0,6 J

 

b) Para completar o loop:

Em B: 

P = F_{cp}
ightarrow mg = frac{mv_B^2}{R}

v_B = sqrt{Rg} = 3  m/s

Em A, por conservação da energia:

frac{mv_A^2}{2}=frac{mv_B^2}{2}+mg cdot 2R

V_A^2=V_B^2+4Rg

\ V_A^2 = 9+4 cdot 0,9 - 10 \ V_A = 3sqrt{5}

 

c) Do item A:

Delta E = E_A - E_o leq 0,02k - 0,6, sendo Eo a energia cinética inicial com valor igual a zero:

Daí, segue que:

frac{mV_A^2}{2}leq 0,02k-0,6

0,4 cdot frac{(3sqrt{5})^2}{2}leq 0,02k-0,6

kgeq 480 N/m

k_{min}geq 480 N/m

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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