Questão 37592

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questão 5)

 Considere o circuito mostrado na figura, onde todos os resistores têm resistência R = 200Omega . A diferença de potencial V_{AB} , entre os pontos A e B, é 120 V.

Determine

a) a resistência R_{eq} equivalente deste circuito;

b) a corrente total i no circuito e a corrente i_4 no resistor R_4;

c) a potência total P dissipada no circuito e a potência P3 dissipada no resistor R3.

Gabarito:

Resolução:

Para facilitar o entendimento, redesenhamos o circuitos:

a) Paralelo left{egin{matrix} R_{eq}  entre  R_1  e  R_2 
ightarrow R_{eq}(1,2) = 100 Omega \ R_{eq}  entre  R_4  e  R_5 
ightarrow R_{eq}(4,5) = 100 Omega end{matrix}
ight.

R_{eq}(Serie)  entre  R_{eq}(1,2)  e  R_{eq}(4,5) 
ightarrow r_{eq} = 200Omega

R_{eq}(total)  entre  r_{eq}  e  R_{3} 
ightarrow R_{eq} = 100Omega

 

b) Pela 1ª lei de Ohm

U_{tot} = R_{eq} cdot i

120 = 100 cdot i

i = 1,2 A

Pelo desenho que foi remodelado:

\ U_4 = 60V \ i_4 =frac{U_4}{R_4} = frac{60}{200} = 0,3A

 

c) Pela expressão de Potência Elétrica:

\ P_{total} = i cdot U_{tot} \ P_{total} = 1,2 cdot 120 \ P_{total} = 144 W

Novamente utilizamos o desenho, desta vez para encontrar a d.d.p. sobre R_3U_3 = 120 V

P_3 = frac{U_3^2}{R_3} = frac{120^2}{200}

P_3 = 72W

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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