(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questão 5)
Conforme se vê na figura, em um plano, encontram - se:
- duas retas perpendiculares r e s e o ponto O de intersecção dessas duas retas; ]
- um ponto tal que a medida de é 5;
- uma circunferência c, centrada em Q, de raio 1;
- um ponto tal que o segmento intersecta c apenas em P.
Denotam-se e .
a) Calcule , no caso em que assume o máximo valor possível na descrição acima.
b) Calcule , no caso em que
Ainda na figura, encontram-se:
- a reta contendo Q e P;
- a semirreta u partindo de P e contendo O;
- a semirreta w partindo de P para fora de c de modo que u e w estão em semiplanos distintos relativos a t.
Supõe-se que os ângulos formados por u e t, e por w e t sejam iguais a um certo valor a, com . Caso w intersecte
r (como é o caso da figura), denotam- se R como esse único ponto de intersecção e
c) Determine a medida de , no caso em que
Gabarito:
Resolução:
a) O maior valor possível para será quando a semirreta u for tangente à circunferência c:
Nesse caso,
b) Quando teremos o seguinte triângulo:
Pela lei dos cossenos:
Então, agora pela lei dos senos:
c) No caso em que , o triângulo OPR será retângulo
Encontrando :
Encontrando o valor de y:
Abrindo o seno da soma de arcos e isolando y, obtemos:
Como o 135° é o arco correspondente de 45° no segundo quadrante, temos:
e
Logo:
Então,
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão