(Mackenzie 2017) O Gasoduto Bolívia-Brasil, também conhecido como Gasbol, é uma via de transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil.
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e Escalas Cartográficas, qual alternativa contempla, correta e respectivamente, as seguintes informações:
1) Geograficamente, o gasoduto parte da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, percorrendo o território brasileiro desde Corumbá (MS) até atingir a cidade de Campinas (SP). Identifique, nesse traçado nacional do gasoduto, os Domínios Morfoclimáticos percorridos.
2) Determine a distância linear entre a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra e Campinas (SP-Brasil), sabendo que no mapa corresponde a 7cm.
Cerrado e Caatinga; 28.000 km.
Caatinga e Mares de Morros; 5.600 km.
Cerrado e Mares de Morros; 5.600 km.
Pantanal e Cerrado; 56.000 km.
Cerrado e Mares de Morros; 2.800 km.
Gabarito:
Cerrado e Mares de Morros; 2.800 km.
O Gasoduto Brasil-Bolívia adentra o território brasileiro pelo município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e atravessa o estado até chegar ao oeste paulista, chegando a Campinas. Nesse percurso, atravessa o domínio dos Cerrados, na porção central do país, até chegar ao domínio dos Mares de Morros, próximo ao litoral do estado de São Paulo.
A escala gráfica do mapa indica que dois centímetros correspondem a 800 km, ou seja, cada centímetro corresponde a 400 km. Sabendo-se que a distância linear entre as cidades de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Campinas (Brasil) corresponde a 7 cm no mapa, tem-se: 7 cm X 400 km = 2800 km.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão