(VUNESP - 2010) Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar
o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.
o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.
o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.
o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.
Gabarito:
o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.
Incorreto. O Plano Cruzado foi lançado em 1986 durante o governo de José Sarney, o ministro da fazenda neste ano era Dilson Funaro. O Plano Cruzado estabeleceu o Cruzado como a nova moeda do país em substituição ao Cruzeiro como uma tentativa de valorizar a moeda nacional, o Cruzado valia 1000 vezes mais que o Cruzeiro. Ademais, os preços do varejo foram congelados e eram constantemente fiscalizados (os Fiscais do Sarney), o salário mínimo foi antecipado e estabeleceu que este seria ajustado em proporção com a inflação O plano inicialmente foi visto como uma salvação, uma grande esperança, com o seu lançamento realmente acreditou que a inflação teria finalmente chegado ao fim, entretanto, isto não efetivou-se.
b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
Correta. O Plano Collor é o conjunto de tentativas deste governo para conter a inflação e estabilização a economia do país; foi uma medida provisória. Dentro das medidas adotadas destaca-se: retenção das poupanças, adoção do cruzeiro sem reajuste, demissão de funcionários públicos, abertura do mercado brasileiro ao exterior com a retirada dos incentivos fiscais.
c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.
Incorreto. O Plano Real foi um processo de estabilização econômica no Brasil. Iniciou em 1993 no governo de Itamar Franco, o Ministro da Fazenda era Fernando Henrique Cardoso. O Real entrou em circulação em 1994. Contou com 3 etapas: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.
d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.
Incorreto. O segundo governo Lula de 2006 iniciou com um plano de metas comparado ao de JK. Tinha como proposta o investimento em seis áreas: economia, problemas sociais, infraestrutura, segurança pública, educação e saúde.
e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.
Incorreto. PAC é Programa de Aceleração do Crescimento que foi criado em 2007. É o planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética no Brasil com o intuito de promover um crescimento acelerado e sustentável. As obras aumentam a oferta de emprego e geração de renda elevando tanto o investimento público quanto o privado. A PAC 2 foi lançada em 2010. A PAC passa por balanços constantes, o último foi lançado em 2018.
(VUNESP)
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.
“E, às vezes, me julgava importante.”
Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:
Ver questão
(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:
(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?
Ver questão
(Vunesp 2010)
Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.
Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:
*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia
Ver questão