(VUNESP - 2011)
Ao se considerar a frase de Pascal, filósofo francês do século XVII, "O coração tem razões que a própria razão desconhece", pode-se afirmar que:
a palavra razão, utilizada no trecho, denomina nossa consciência intelectual.
nossas emoções podem ser plenamente conhecidas pela nossa consciência.
as palavras razão e razões, apresentadas no trecho, possuem significados iguais.
a palavra razão, utilizada no trecho, é o nome que damos às nossas experiências sensíveis.
a palavra razão, utilizada no trecho, é o nome que usamos para caracterizar nossas paixões.
Gabarito:
a palavra razão, utilizada no trecho, denomina nossa consciência intelectual.
a) Correta. a palavra razão, utilizada no trecho, denomina nossa consciência intelectual.
Essa consciência intelectual está dialogando diretamente com o otimismo da filosofia racionalista, a qual Pascal visa se opor, não pela via empirista, mas por uma via teológica, partindo da noção de que o coração, fundamento da existência humana, possui conteúdos que a razão não pode conhecer.
b) Incorreta. nossas emoções podem ser plenamente conhecidas pela nossa consciência.
Com a afirmação "O coração tem razões que a própria razão desconhece", Pascal visava explanar justamente o contrário, que nossa consciência não conhece todas as nossas emoções.
c) Incorreta. as palavras razão e razões, apresentadas no trecho, possuem significados iguais.
Para Pascal, cada uma dessas partes citadas é relativa a um aspecto: a razão do coração é relativa à motivações emotivas, e a razão em si, relativa à faculdade de raciocinar, compreender, etc.,
d) Incorreta. a palavra razão, utilizada no trecho, é o nome que damos às nossas experiências sensíveis.
As experiências sensíveis não significam a razão - elas podem ser utilizadas como um meio para se adquirir a mesma.
e) Incorreta. a palavra razão, utilizada no trecho, é o nome que usamos para caracterizar nossas paixões.
A razão, conceito fortemente debatido no contexto em que Pascal se insere, refere-se à capacidade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar, etc.
(VUNESP)
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.
“E, às vezes, me julgava importante.”
Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:
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(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:
(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?
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(Vunesp 2010)
Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.
Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:
*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia
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