(FUVEST - 2020) Um ponto (x, y) do plano cartesiano pertence ao conjunto F se é equidistante dos eixos OX e OY e pertence ao círculo de equação . É correto afirmar que F:
é um conjunto vazio.
tem exatamente 2 pontos, um no primeiro quadrante e outro no segundo quadrante.
tem exatamente 2 pontos, ambos no primeiro quadrante.
tem exatamente 3 pontos, sendo dois no primeiro quadrante e outro no segundo quadrante.
tem exatamente 4 pontos, sendo dois no primeiro quadrante e dois no segundo quadrante.
Gabarito:
tem exatamente 3 pontos, sendo dois no primeiro quadrante e outro no segundo quadrante.
1) Antes de encontrar os pontos, vamos encontrar o centro da circunferência completando quadrados:
Então, o centro da circunferência é o ponto (1,3) e o raio é . Assim a circunferência estará no 1º e no 2º quadrante.
2) O lugar geométrico cujos pontos são equidistantes dos eixos ܱܺOX e OY são as retas
3) Logo, os pontos de encontro entre a circunferência e são:
3.1) Simplificando:
3.2) Pela fórmula resolutiva:
3.3) Logo, eles se encontram em
4) Logo, os pontos de encontro entre a circunferência e são:
4.1) Simplificando:
4.2) Pela fórmula resolutiva:
4.3) Logo, eles se encontram em
5) Com isso, tem exatamente 3 pontos, sendo dois no primeiro quadrante e outro no segundo quadrante .
PS: Interpretação gráfica:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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