Questão 44205

(FUVEST - 2020 - 1 FASE) Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui:

A

esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.

B

reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes.

C

zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas.  

D

cistos de resistência que encapsulam adultos diploides.

E

fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo.

Gabarito:

esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.



Resolução:

(A) esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.
CORRETA. A reprodução assexuada dos fungos pluricelulares se da por esporulação, onde um grande números de esporos haplóides é produzido e tem a capacidade de germinar colonizando o ambiente.

(B) reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes.
INCORRETA. A reprodução assexuada tem pouca ou nenhuma variabilidade genética, portanto, os descendentes são fenotipicamente iguais.

(C) zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas.
INCORRETA. Os zigotos se formam a partir de reprodução sexuada e não assexuada, e sempre serão diplóides, já que ocorreu a união de duas células para sua formação.   

(D) cistos de resistência que encapsulam adultos diploides.
INCORRETA. Alguns zoósporos podem vir a encistar em condições ambientais adversas, no entanto não são adultos encapsulados e sim esporos.

(E) fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo.
INCORRETOS. Fungos são HETERÓTROFOS.

Gabarito A. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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