(FUVEST - 2020 - 1ª fase)
TEXTO PARA AS QUESTÕES 37 E 38
amora
a palavra amora
seria talvez menos doce
e um pouco menos vermelha
se não trouxesse em seu corpo
(como um velado esplendor)
a memória da palavra amor
a palavra amargo
seria talvez mais doce
e um pouco menos acerba
se não trouxesse em seu corpo
(como uma sombra a espreitar)
a memória da palavra amar
Marco Catalão, Sob a face neutra.
Tal como se lê no poema,
a palavra “amora” é substantivo, e “amargo”, adjetivo.
o verbo “amar” ameniza o amargor da palavra “amargo”.
o substantivo “corpo” apresenta sentido denotativo.
o substantivo “amor” intensifica o dulçor da palavra “amora”.
o verbo “amar” e o substantivo “amor” são intercambiáveis.
Gabarito:
o substantivo “amor” intensifica o dulçor da palavra “amora”.
Tal como se lê no poema,
Alternativas
a palavra “amora” é substantivo, e “amargo”, adjetivo.Comentário: alternativa incorreta.A palavra “amora” é realmente um substantivo, mesmo no poema, nomeia uma fruta. A palavra “amargo” no texto não é adjetivo, se fosse, ela teria que se flexionar, deveria ser “amarga” para acompanhar o substantivo “palavra”.
o verbo “amar” ameniza o amargor da palavra “amargo”.Comentário: alternativa incorreta.O texto diz que a palavra “amargo” seria mais doce se não fosse a “palavra amar”.
o substantivo “corpo” apresenta sentido denotativo.Comentário: alternativa incorreta.O “corpo” está relacionado ou a “amora” ou a “amargo”(sentido figurativo).
o substantivo “amor” intensifica o dulçor da palavra “amora”.Comentário: alternativa correta.Ao dizer que “palavra amora” talvez fosse “menos doce” se não fosse a “palavra amor”, o eu lírico dá a entender que houve intensificação da doçura.
o verbo “amar” e o substantivo “amor” são intercambiáveis.Comentário: alternativa incorreta.O “amor” se refere ao sentimento, que é doce; o termo “amar” se refere à ação.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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