(FUVEST - 2020) (2ª FASE)
O sangue transporta o gás oxigênio (O2) para os tecidos e remove deles o dióxido de carbono (CO2), produto residual do metabolismo.
a) Cada molécula de hemoglobina nas hemácias pode transportar até quatro moléculas de O2. Ordene os vasos sanguíneos – veia pulmonar, artéria pulmonar e capilares da circulação sistêmica, de acordo com a concentração de hemoglobina saturada de O2 neles encontrada, da maior para a menor concentração. Justifique sua resposta.
b) Cerca de 5% do CO2 produzido nos tecidos é transportado em solução, no plasma sanguíneo. Como o restante do CO2 é transportado dos tecidos para os pulmões?
Gabarito:
Resolução:
a) O sangue com maior concentração de hemoglobina saturada com O2 encontra-se nas veias pulmonares, já que estas estão conduzindo para o coração o sangue que acabou de ser oxigenado no pulmão. Em seguida esse sangue é direcionado para os capilares da circulação sistêmica, onde a medida que o sangue circula, diminui a concentração de hemoglobina saturada com O2, pois estão acontecendo as trocas de O2 pelo CO2, produto da respiração celular. Por fim, o sangue venoso retorna para o coração e é direcionado para o pulmão através das artérias pulmonares, que é onde o sangue se encontra com as menores concentrações de hemoglobina saturada com O2, pois já percorreu todo o corpo, fornecendo o O2 para as células e recolhendo o CO2.
b) O restante do CO2 é transportado ligado a hemoglobina e como o íon bicarbonato. A maior parte do CO2 (produto da respiração celular) é transportado como íon bicarbonato. Quando o CO2 entra na hemácia, este reage com a água, uma reação catalizada pela enzima anidrase carbônica, formando ácido carbônico que se dissocia em bicarbonato e H+. O bicarbonato sai da hemácia, em troca de um íon Cl- que entra na célula, e se dissolve no plasma, tendo papel importantíssimo como tampão, mantendo o pH do sangue por volta de 7,4. O H+, por sua vez, vai deslocar o O2 que está ligado a hemoglobina e este fica então livre para entrar na célula, enquanto o H+ assume o seu lugar. Nos capilares alveolares acontece o processo inverso.
CO2 + H2O -> H2CO3 -> H+ + HCO3-
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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