Questão 44420

(FUVEST - 2020 - 2 fase) Um mol de um gás ideal monoatômico é resfriado adiabaticamente de uma temperatura inicial T_{1} até uma temperatura final T_{1}/3. Com base nessas informações, responda:

a) O gás sofreu expansão ou compressão ao final do processo? Justifique sua resposta.

b) Encontre o valor do trabalho realizado pelo gás nesse processo em termos da constante universal dos gases ideais R e de T1.

c) Encontre a razão entre as pressões final e inicial do gás após o processo. 

Note e adote: Em um processo adiabático, não há troca de calor com o ambiente. Energia interna por mol de um gás ideal monoatômico: U = 3RT/2. Para o processo adiabático em questão, vale a relação PV^{{5}/3} = constante.

Gabarito:

Resolução:

a) O processo é adiabático, então não há troca de calor. Se a temperatura do gás diminui então a energia interna do gás diminui, pela primeira lei da termodinâmica concluímos que este realizou trabalho sobre o meio. Tendo portanto expandido.

b)Para encontrar o trabalho vamos analisar a seguinte igualdade:

\ |	au| = |Delta U|

Delta U = frac{3R(frac{T_1}{3} -T_1)}{2} = frac{-3R*2T_1}{2*3} = -RT_1

|	au| = RT_1

 

c)Para encontrar a razão frac{P_2}{P_1} precisamos utilizar tanto a relação frac{P_1V_1}{T_1} = frac{P_2V_2}{T_2} quanto a relação P_1V_1^{frac{5}{3}} = P_2V_2^{frac{5}{3}}.

Assim temos a relação frac{P_2}{P_1} = (frac{V_1}{V_2})^{frac{5}{3}}  (I)

Mas também obtemos frac{V_1}{V_2} = frac{T_1P_2}{T_2P_1} = frac{3P_2}{P_1}    (II)

Substituindo II em I temos:

\frac{P_2}{P_1} = (frac{3P_2}{P_1})^{frac{5}{3}}   (III)

Elevando ambos os lados ao cubo temos:

\(frac{P_2}{P_1})^3 = (frac{3P_2}{P_1})^{5}

Que podemos simplificar para:

\(frac{P_2}{P_1})^2 = frac{1}{3^5} Rightarrow frac{P_2}{P_1} = sqrt{frac{1}{3^5}} =frac{sqrt3}{27}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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