Questão 44650

(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) O conjunto dos números reais x que satisfazem a inequação log_2(2x+5)-log_2(3x-1)>1 é o intervalo: 

A

]-infty, -frac{5}{2}[

B

]frac{7}{4}, infty[

C

]-frac{5}{2}, 0[

D

]frac{1}{3}, frac{7}{4}[

E

]0, frac{1}{3}[

Gabarito:

]frac{1}{3}, frac{7}{4}[



Resolução:

log_{2}(2x + 5) - log_{2}(3x -1)-1 >0

Podemos escrever 1=log_{2}2, daí vem:

log_{2}(2x + 5) - log_{2}(3x -1)-log_{2} 2>0

log_{2}(2x + 5) - left [log_{2}(3x -1)+log_{2} 2 
ight ]>0

log_{2}(2x + 5) - left [log_{2}(6x -2) 
ight ]>0

log_{2} frac{(2x + 5) }{(6x -2)}> 0

E quando temos:

log_{a}b>0, temos obrigatoriamente de ter b>1.

Daí vem:

frac{2x+5}{6x-2}-1>0

frac{-4x+7}{6x-2}>0

Daí recaímos numa inequação produto.

E podemos resolvê-la montando o quadro de sinais:



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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