Questão 44709

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questão 9)

a) Represente, no sistema de coordenadas, os gráficos das funções f(x)=|4-x^2| e g(x)=frac{x+7}{2}

b) Resolva a inequação |4-x^2|leq frac{x+7}{2}

Gabarito:

Resolução:

O gráfico da equação h(x)=4-x^{2} será do tipo: 

O gráfico de f(x)=|4-x^{2}| resulta em: 

O gráfico de g(x)=frac{x+7}{2} será:

As abscissas dos pontos de intersecção dos dois gráficos são as soluções da equação:

f(x)=g(x)Leftrightarrow |4-x^{2}|=frac{x+7}{2}

Para xleq 2 ou xgeq 2, teremos: 

-4+x^{2}=frac{x+7}{2}Leftrightarrow -8+2x^{2}=x+7

Leftrightarrow 2x^{2}-x-15=0Leftrightarrow x=frac{-5}{2} ou x=3

Para -2leq xleq 2,resultará em: 

4-x^{2}=frac{x+7}{2}Leftrightarrow 8-2x^{2}=x+7

Leftrightarrow 8-2x^{2}=x+7

Leftrightarrow -2x^{2}-x+1=0Leftrightarrow x=-1 ou x=frac{1}{2}

Representando os dois gráficos em um mesmo sistema de coordenadas, resultará: 

b)

Analisando os gráficos realizados no item anterior, com as correspondentes abscissas dos pontos comuns, iremos concluir que:

|4-x^{2}|leq frac{x+7}{2}Leftrightarrow f(x)geq g(x)Leftrightarrow frac{-5}{2}leq xleq -1 ou frac{1}{2}leq xleq 3



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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