Questão 44964

(FUVEST - 2008) A medida x, em radianos, de um ângulo satisfaz frac{pi}{2}<x<pi e verifica a equação sen x + sen 2x + sen 3x = 0.

Assim,

a) determine x.

b) calcule cos x + cos 2x + cos 3x .

Gabarito:

Resolução:

Se frac{pi}{2}<x<pi satisfaz a equação senx+sen(2x)+sen(3x)=0, teremos: 

a) senx+sen(2x)+sen(3x)=0Leftrightarrowsen(2x)+2.sen(frac{3x+x}{2}).cos(frac{3x-x}{2})=0Leftrightarrow sen(2x)+2.sen(2x).cox=0

sen(2x).[1+2.cosx]=0Leftrightarrow sen(2x)=0 (impossível) ou cosx=-frac{1}{2}Leftrightarrow x=frac{2pi }{3}

b)cosx+cos(2x)+cos(3x)=cos(2x)+2.cos(frac{3x+x}{2}).cos(frac{3x-x}{2})

=cos(2x)+2.cos(2x).cosx=cos(2x).[1+2cosx]

Para x=frac{2pi }{3}, resulta: 

cos(frac{4pi }{3}).[1+2cosfrac{2pi }{3}]=(-frac{1}{2})[1+2(-frac{1}{2})]=(-frac{1}{2}.[1-1])=0



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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