(FUVEST - 2009 - 1ª FASE)
Texto para as questões
Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas
manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galpão do boi
Garantido, o do coração vermelho, todos se esmeram
(nunca usam o verbo caprichar) para preparar um
espetáculo que supere o do rival. No ano passado, foi o
Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputa de
bois-bumbá do famoso Festival de Parintins, que todo final
de junho atrai cerca de cem mil pessoas para a doce ilha
situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da
torcida caprichosa, “alegoristas”, passistas e
percussionistas preferem não dizer que uma nova vitória
está garantida. Dizem, sim, com todas as letras, que está
assegurada.
Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.
De acordo com o texto, a escolha das palavras “esmeram” (linha 3) e “assegurada” (linha 13) é motivada pelo
despreparo dos habitantes de Parintins.
antagonismo entre os dois grupos.
desejo de falar difícil.
entrosamento entre as duas equipes.
sentido irônico contido nesses dois termos.
Gabarito:
antagonismo entre os dois grupos.
A partir da observação dos trechos "No galpão do boi Garantido [...]" (linha 3) e "foi o Caprichoso, o da estrela azul [...]" (linha 6), podemos perceber que Garantido e Caprichoso são duas das equipes que competem no festival do bumba meu boi. Com isso, pode-se inferir que a equipe adversária não utiliza a palavra que referencia o nome do outro grupo, logo, é uma questão de antagonismo entre os dois grupos (alternativa B).
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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