Questão 45111

(FUVEST - 2009 - 1 FASE) Texto para as questões.

 

Assim se explicam a minha estada debaixo da janela

de Capitu e a passagem de um cavaleiro, um dandy,

como então dizíamos. Montava um belo cavalo alazão,

firme na sela, rédea na mão esquerda, a direita à cinta,

botas de verniz, figura e postura esbeltas: a cara não me

era desconhecida. 1Tinham passado outros, e ainda outros

viriam atrás; todos iam às suas namoradas. Era uso do

tempo namorar a cavalo. Relê Alencar: "Porque um

estudante (dizia um dos seus personagens de teatro de

1858) não pode estar sem estas duas coisas, um cavalo e

uma namorada". Relê Álvares de Azevedo. Uma das suas

poesias é destinada a contar (1851) que residia em

Catumbi, e, para ver a namorada no Catete, alugara um

cavalo por três mil-réis...

 

Machado de Assis. Dom Casmurro.

 

Com a frase “como então dizíamos” (linha 3), o narrador tem por objetivo, principalmente, 

 

A

comentar um uso lingüístico de época anterior ao presente da narração.

B

criticar o uso de um estrangeirismo que caíra em desuso.

C

marcar o uso da primeira pessoa do plural.

D

registrar a passagem do cavaleiro diante da janela de Capitu.

E

condenar o modo como se falava no passado.

Nãao sei. 

Gabarito:

comentar um uso lingüístico de época anterior ao presente da narração.



Resolução:



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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