(MACKENZIE - 2005)
Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.
Texto I
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá cedo!
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!
Martim Codax
Obs.: verrá = virá levado = agitado
Texto II
Me sinto com a cara no chão, mas a verdade precisa ser dita ao
menos uma vez: aos 52 anos eu ignorava a admirável forma lírica da
canção paralelística
(...).
O “Cantar de amor” foi fruto de meses de leitura dos cancioneiros.
Li tanto e tão seguidamente aquelas deliciosas cantigas, que fiquei
com a cabeça cheia de “velidas” e “mha senhor” e “nula ren”;
sonhava com as ondas do mar de Vigo e com romarias a San Servando.
O único jeito de me livrar da obsessão era fazer uma cantiga.
Manuel Bandeira
Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.
Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.
Gabarito:
Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.
[D]
a) Incorreta. O amor sensual não envolvia esses pares: a mulher no trovadorismo é idealizada, e não retratada como camponesa, e tampouco há um tratamento explícito do encontro erótico nas cantigas líricas;
b) Incorreta. A poesia trovadoresca desenvolve-se antes do século XV (por volta do XII - XIII) e constitui um quadro ainda dominado por ideais teocêntricos e monarquistas;
c) Incorreta. O Renascimento não recobra poéticas medievais e trovadorescas, e sim influências greco-romanas, associadas a padrões ideológicos e estéticos anteriores à poesia dos trovadores;
d) Correta. As cantigas trovadorescas, além do acompanhamento musical, apresentam recursos internos, como as rimas, os refrões e o paralelismo, que contribuem para sua memorização e consequente difusão e reprodução na cultura oral;
e) Incorreta. A poética trovadoresca não se funda com influências clássicas, e sim a partir de vivências próprias do Medievo cristão português. Não há alusão ao paganismo, às divindades gregas, ao politeísmo e aos ideais filosóficos antigos.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão