Questão 45757

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )

A

A.

B

B.

C

C.

D

D.

E

E.

Gabarito:

A.



Resolução:

País I - Rússia. É maior país em área territorial do planeta, sendo a maior parte da sua extensão localizada em altas latitudes, o que justifica o clima predominantemente frio. A religião majoritária é o cristianismo ortodoxo, uma vertente da Igreja Católica que não segue a autoridade central do Papa, o líder da Igreja Católica Apostólica Romana. a Igreja Católica Ortodoxa é predominante na Rússia e no Leste Europeu, sobretudo em países como Sérvia, Ucrânia, Romênia e Grécia.

Páis II - Bangladesh. País que faz fronteira com a Índia no oeste, Bangladesh fez parte do Império Britânico junto com a Índia, porém, na época, fazia parte do Paquistão, um país que possuia dois territórios sem conexão entre si (O Paquistão Oriental e o Paquistão Ocidental). Após a independência, diversos conflitos religiosos foram travados entre o Paquistão e a Índia, tendo a causa principal as diferenças religiosas, tendo em vista que a maioria indiana é hindu e a maioria paquistanesa é praticante do Islamismo. Na década de 1970, porém, o Paquistão Oriental declarou sua independência, instaurando um governo próprio e passando a se chamar Bangladesh.

País III - Vietnã. País que tem como principal marca na cultura ocidental a sua Guerra civil durante a Guerra Fria, com intensa participação dos EUA no conflito, o Vietnã é um país que, até hoje, se considera uma República Socialista, assim como a China. Sua principal religião é o budismo, tendo em vista que sofreu ao longo de muito tempo a influência religiosa de outras regiões da Ásia. Porém, a proporção de ateus é uma das mais altas do mundo nesse país.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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