Questão 45840

(FUVEST - 2011)

Fonte: Francisco José de Goya y lucientes, 3 de maio [de 1808] em Madri

 

A cena retratada no quadro acima simboliza a

A

estupefação diante da destruição e da mortalidade causadas por um tipo de guerra que começava a ser feita em escala até então inédita.

B

Razão, propalada por filósofos europeus do século XVIII, e seu triunfo universal sobre o autoritarismo do Antigo Regime.

C

perseverança da fé católica em momentos de adversidade, como os trazidos pelo advento das revoluções burguesas.

D

força do Estado nacional nascente, a impor sua disciplina civilizatória sobre populações rústicas e despolitizadas.

E

defesa da indústria bélica, considerada força motriz do desenvolvimento econômico dos Estados nacionais do século XIX.

Gabarito:

estupefação diante da destruição e da mortalidade causadas por um tipo de guerra que começava a ser feita em escala até então inédita.



Resolução:

a) estupefação diante da destruição e da mortalidade causadas por um tipo de guerra que começava a ser feita em escala até então inédita.

Correta. 

b) Razão, propalada por filósofos europeus do século XVIII, e seu triunfo universal sobre o autoritarismo do Antigo Regime.

Incorreta. A obra de Francisco José de Goya y Lucientes é do início do século XIX, quando as forças do Antigo Regime já haviam caído (ao menos temporariamente), com a Revolução Francesa do final do século XVIII (1789). Vale destacar que não havia sido uma queda universal do Antigo Regime. Ademais, Napoleão também era um líder autoritário, portanto, não houve esse triunfo sobre o autoritarismo do Antigo Regime. 

c) perseverança da fé católica em momentos de adversidade, como os trazidos pelo advento das revoluções burguesas.

Incorreta. A priori, a fé católica aplicada a tais povos em questão significou dominação, não esperança. Ademais, as revoluções burguesas se inserem em outro contexto.

d) força do Estado nacional nascente, a impor sua disciplina civilizatória sobre populações rústicas e despolitizadas.

Incorreta. Os Estados nacionais começam a nascer no fim da Idade Média (séc. XV) e a consolidação dos mesmos ocorre durante a Idade Moderna. Portanto, não é possível falar em Estado nacional nascente, exceto nos casos de Alemanha e Itália (cujas Unificações ocorrem no século XIX).

e) defesa da indústria bélica, considerada força motriz do desenvolvimento econômico dos Estados nacionais do século XIX.

Incorreta.  Esse não é o aspecto principal trazido pela arte em questão, e as principais indústrias a se destacar no século XIX foram a indústria química, elétrica e siderúrgica, usando como fonte de energia o petróleo.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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