Questão 45929

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que

A

criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro

B

defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.

C

foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.

D

causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.

E

formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.

Gabarito:

foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.



Resolução:

a) criaram escolas de arte que foram responsáveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro.

Incorreta.  A influência para o desenvolvimento do barroco era oriundo do contexto de contrarreforma religiosa, e motivado muito mais pelas "irmandades leigas", as associações de pessoas, geralmente artistas, profissionais liberais e até mesmo escravos, que tinham, ao mesmo tempo, a prática da devoção religiosa e da assistência mútua.

b) defenderam os princípios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos.

Incorreta.  Tal ponderação é contraditória, uma vez que os jesuítas eram contra a escravidão nativa, mas possibilitavam a catequização, a dominação religiosa que submetia-os aos julgos dos colonizadores.

c) foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de “ler e escrever”.

Correta.  Apesar de a atividade mais famosa dos jesuítas ser a catequização indígena, a mais importante atividade exercida na colônia era o controle do ensino na colônia que possibilitou que criassem ainda  uma unidade cultural 

d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservação das culturas indígenas.

Incorreta.  Exerciam aculturação sobre os nativos impondo-lhes a catequização e a dominação religiosa e dos costumes.

e) formularam acordos políticos e diplomáticos que garantiram a incorporação da região amazônica ao domínio português.

Incorreta.  O domínio português sob a região deu-se com base em diversos conflitos, especialmente contra os espanhóis.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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