Questão 46155

(FUVEST -  2010 - 1 FASE ) Na figura, os pontos ABC pertencem à circunferência de centro O e BC = a. A reta OC

 é perpendicular ao segmento AB e o ângulo  AOB mede frac{pi }{3} radianos. Então, a área do triângulo Delta ABC vale:

 

A

B

C

D

E

Gabarito:



Resolução:

 

Nós temos que o ângulo AOB=frac{pi }{3}

Então o ângulo ACB=frac{pi }{6}

E o ângulo formado pela bissetriz desse ângulo ACB

terá medida frac{pi }{12}=15^{o}

É proveitoso para nós calcularmos o lado AC=BC=l desse triângulo, para, sequencialmente, calcularmos a área.

Mas primeiro vamos calcular o seno de 15^{o}

 senleft ( 15^{o} 
ight )=senleft ( 45^{o}-30^{o} 
ight )=senleft ( 45^{o} 
ight )cdot cosleft ( 30^{o} 
ight )-senleft ( 30^{o} 
ight )cdot cosleft ( 45^{o} 
ight )=frac{sqrt{2}}{2}cdot frac{sqrt{3}}{2}-frac{1}{2}cdot frac{sqrt{2}}{2}=frac{sqrt{6}-sqrt{2}}{2}

senleft ( 15^{o} 
ight )=frac{sqrt{6}-sqrt{2}}{2}

Aplicando trigonometria no triângulo para encontrar o valor de l, vem:

senleft ( 15^{o} 
ight )=frac{frac{a}{2}}{l}

l=frac{a}{sqrt{6}-sqrt{2}}

l=acdot left ( frac{sqrt{6}+sqrt{2}}{4} 
ight )

Agora para encontrar a área do triângulo basta utilizarmos da fórmula:

SDelta =frac{1}{2}cdot acdot bcdot senleft ( alpha 
ight )

Em que a=b=l

E que alpha =frac{pi }{6}=30^{o}

SDelta =frac{1}{2}cdot lcdot lcdot senleft ( 30^{o} 
ight )

SDelta =frac{1}{2}cdot left [aleft (frac{sqrt{6}+sqrt{2}}{4} 
ight ) 
ight ]^2cdot frac{1}{2}

SDelta =a^2cdot frac{left ( 6+2cdot sqrt{6}cdot sqrt{2}+4 
ight )}{64}

SDelta =a^2cdot frac{left ( 10+4sqrt{3} 
ight )}{64}

SDelta =a^2cdot frac{left ( 10+4sqrt{3} 
ight )}{64}simeq frac{a^2}{4}

Note que não foi encontrada o valor da área de forma exata igual a alternativa, mas sim um valor aproximado.

Não encontramos uma resolução que chegasse ao valor exato.

 

 

 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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