Questão 46163

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questão 1)

Sejam x e y dois números reais, com 0 < x < π/2  e  π/2 < y < π, satisfazendo sen y = 4/5 e 11sen x + 5cos (y-x) = 3.

Nessas condições, determine:

a) cos y

b) sen 2x

Gabarito:

Resolução:

Para 0<x<frac{pi }{2} , frac{pi }{2}<y<pi o seny=frac{4}{5} teremos:

a)cos^{2}y=1-sen^{2}y=1-(frac{4}{5})^{2}=frac{9}{25}Rightarrow cosy=-frac{3}{5} pois y epsilon 2º quadrante 

b) 11senx+5(cosy.cosx+senysenx)=3Leftrightarrow11senx+5(-frac{3}{5}cosx+frac{4}{5}senx)=3Leftrightarrow cosx=5senx-1

Então cos^{2}x+sen^{2}x=1 Rightarrow (5.senx-1)^{2}+sen^{2}x=1

13sen^{2}x-5senx=0

senx=frac{5}{13} pois senx
eq 0 e cosx=5.frac{5}{13}-1=frac{12}{13}

Portanto: sen(2x)=2senxcosx=2frac{5}{13}frac{12}{13}=frac{120}{169}

Respostas: a) -frac{3}{5} b) -frac{120}{169}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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