Questão 47426

(FUVEST - 2011 - 2 fase)

a) Sendo ݅ a unidade imaginária, determine as partes real e imaginária do número complexo

z_{0}=frac{1}{1+i}-frac{1}{2i}+i

b) Determine um polinômio de grau 2, com coeficientes inteiros, que tenha z0 como raiz.

c) Determine os números complexos w tais que z0.w  tenha módulo igual a 5sqrt2 e tais que as partes real e imaginária de z0.sejam iguais.

d) No plano complexo, determine o número complexo z1  que é o simétrico de z0 com relação à reta de equação y-x=0.

Gabarito:

Resolução:

a) Sabemos que frac{1}{1+i}=frac{1}{1+i}.frac{1-i}{1-i}=frac{1-i}{2}  podemos estabelecer a seguinte relação para resolução:

-frac{1}{2i}=frac{-1}{2i}.frac{i}{i}=frac{i}{2}

Portanto Z_{0}=frac{1}{1+i}-frac{1}{2i}+i=frac{1-i}{2}+frac{i}{2}+i=frac{1}{2}+i, a parte imaginária é 1 e a parte real frac{1}{2}

b) Buscamos por um polinômio de grau 2 com coneficientes inteiros e portanto reais, onde Z_{0} é raíz e a outra raíz overline{overline{Z_{0}}}=frac{1}{2}-i. O polinômio pedido tem a seguinte forma: 

P(x)=a(x-frac{1}{2}-i)(x-frac{1}{2}+i) com a constante não nula. 

P(x)=a(x^{2}-x+frac{5}{4})

Conseguimos coeficientes inteiros desde que seja múltiplo de 4. Assim, o polinômio será: 

P(x)=4(x^{2}-x+frac{5}{4})

P(x)=4x^{2}-4x+5

c)

Sendo mid Z_{0}.Wmid =5sqrt{2} e Z_{0}.W=a+ai, com aepsilon mathbb{R}, teremos que:

sqrt{a^{2}+a^{2}}=5sqrt{2}

2a^{2}=25.2	herefore a=5 ou a=-5

Logo: 

Z_{0}.w=5+5i

ou

Z_{0}.w=-5-5i

Da primeira equação teremos: 

Z_{0}.w=5+5iRightarrow (frac{1}{2}+i)w=5+5i

w=frac{5+5i}{frac{1}{2}+i}

Efetuando a divisão teremos que:

w=6-2i

Para a segunda equação, vamos ter: 

Z_{0}.w=-5-5i

(frac{1}{2}+i)w=-1(5+5i), isolando w teremos: w=-6+2i

Portanto, os números complexos são 6-2i  e -6+2i

d)

Os afixos de Z_{0} e Z_{1} são simétricos em relação à reta da equação y-x=0 (reta suporte das bissetrizes do 1º e 3º quadrante), temos que

A parte real de Z_{1} é igual à parte imaginária de Z_{0} e a parte imaginária de Z_{1} é igual à parte real de Z_{0}. Dessa forma, Z_{1}=1+frac{1}{2}i

 

 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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