(FUVEST - 2008 - 1ª FASE) Researchers studying
313 healthy Vietnam
veterans have found that
anger, depression and
(5) hostility may increase the risk
for cardiovascular disease,
diabetes and high blood
pressure.
Over a period of ten
(10) years, the men had regular
physical examinations involving a wide variety of medical
tests. They also underwent psychological examinations
using well-established questionnaires to determine their
levels of hostility, anger and depression.
(15) The researchers measured blood levels of a protein
called C3, a marker for the inflammation that is a
risk factor for cardiovascular illnesses. After controlling for
other variables, the scientists found that those in the
highest one-quarter in hostility, anger and depression
(20) showed a steady and significant increase in C3 levels,
while those in the lowest one-quarter had no increase.
www.nytimes.com, August 14, 2007. Adaptado.
Os resultados do estudo mencionado no texto sugerem que
os níveis da proteína C3 diminuem em homens que passaram por experiências traumáticas de guerra.
níveis altos de hostilidade são potencial ameaça à saúde mental.
doenças cardiovasculares podem estar relacionadas aos níveis de hostilidade, raiva e depressão.
baixa ingestão de proteínas pode causar raiva e depressão, estimulando comportamentos hostis.
os veteranos do Vietnã analisados estavam menos deprimidos que o esperado.
Gabarito:
doenças cardiovasculares podem estar relacionadas aos níveis de hostilidade, raiva e depressão.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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