(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questão 3)
Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, o número de refugiados tem crescido nos últimos anos. Em relação a esse fenômeno:
a) Cite duas causas principais desses deslocamentos, explicando, ao menos, uma delas.
b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerando os respectivos países de destino.
Gabarito:
Resolução:
A) As principais causa para esses deslocamentos são: instabilidade econômica, gerando uma população em altos níveis de vulnerabilidade social e econômica, além dos diversos conflitos existentes nessas regiões. Os conflitos de ordem religiosa, política e territorial instauram no território uma instabilidade econômica muito grande fazendo com que a população migre de forma forçada buscando refúgio em outras nações.
B) O Afeganistão é um país da península arábica que nos anos 2000 ganhou notoriedade mundial após dar suposto apoio ao terrorista que se intitulou mandante do ataque de 11 de setembro nas Torres Gêmeas, após isso o presidente dos EUA Bush com sua política intitulada "Guerra ao Terror" o Afeganistão foi invadido pelos EUA e a OTAN, mas mesmo após terem encontrando Bin Laden, a intervenção continuou, para supostamente frear o avanço do grupo terrorista Talibã, mas as especulações de que a intervenção se fazia assim como em outros territórios para drenar as riquezas foram crescentes e os conflitos sangrentos com a morte de milhares de civis quebravam o argumento de segurança pela população.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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