(FUVEST - 2005 - 1 FASE) “... a atual renovação do mercado mundial autoregulador já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados ‘supérfluos’, desnecessários à economia cambiante da acumulação de capital em escala mundial (...) o desligamento dessas comunidades e locais ‘supérfluos’ do sistema de abastecimento mundial desencadeou inúmeras divergências... sobre ‘quem é mais supérfluo do que quem’”.
Giovanni Arrighi, O Longo Século XX, 1994
Para tal situação, contribuíram decisivamente, na década de 1980,
a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.
a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiáticos
o fracasso do consenso de Washington e o êxito da China.
a dominação do keynesianismo e a estagnação da África e da América Latina.
a expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do leste europeu.
Gabarito:
a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.
a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.
Correta. A década de 1980 assistiu ao predomínio do neoliberalismo, cujas bases foram formuladas por um grupo de economistas no chamado ”Consenso de Washington”. A crença na capacidade auto-reguladora do mercado em relação aos problemas econômicos e sociais, bem como a exclusão de áreas economicamente desinteressantes (“O mundo deu as costas à África”) são características do período, juntamente com a crise do socialismo real e o fim da Guerra Fria. Nesse sentido, as demais alternativas estão incorretas.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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