Questão 50472

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Christoph Oswald has no problem approaching women.

As he makes his way through the crowd at his favorite Frankfurt club,

his cell phone scans a 10-meter radius for “his type”: tall, slim, sporty,

in her 30s-and, most important, looking for him, a handsome

36-year-old software consultant who loves ski

holidays.

 

Before he reaches the bar, his phone starts vibrating and

an attractive blonde appears on its screen. “Hi, I’m Susan,” she

says. “Come find me!” Christoph picks her out of the crowd, and

soon they’re laughing over a drink. Both Christoph and Susan have phones equipped with

Symbian Dater, a program that promises to turn the cell phone

into a matchmaker. By downloading Symbian, they installed a

20-character encrypted code that includes details of who they

are and what they’re looking for in a mate. Whenever they go

out, their matchmaking phones sniff out other Symbian Daters

over the unlicensed, and therefore free, Bluetooth radio

frequency. If profiles match up, the phones beep wildly and

send out short video messages.

 

(NEWSWEEK, JUNE 7 / JUNE 14, 2004)

In the passage, the correct translation for “picks her out” is

A

sorri para ela.

B

espera por ela

C

reconhece-a

D

segue-a.

E

acena para ela.

Gabarito:

reconhece-a



Resolução:



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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