Questão 51427

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questão 8)

Um dado, cujas faces estão numeradas de um a seis, é dito perfeito se cada uma das seis faces tem probabilidade 1/6 de ocorrer em um lançamento. Considere o experimento que consiste em três lançamentos independentes de um dado perfeito. Calcule a probabilidade de que o produto desses três números seja

a) par;

b) múltiplo de 10.

Gabarito:

Resolução:

a) A probabilidade desses 3 números serem pares é igual a 1 menos a probabilidade de serem ímpares. Sendo assim:

1-(frac{3}{6}cdotfrac{3}{6}cdotfrac{3}{6})\\ 1-frac{27}{216}\\ 1-frac{1}{8}=frac{7}{8}

b) Temos as seguintes possibilidades nesse caso:

1: Sair 5, depois dois números pares;
2: Sair 5, depois o 5 e depois qualquer número par;
3: Sair 5, qualquer número ímpar que não o 5 e depois qualquer número par.

Sendo assim:

1: frac{1}{6}cdotfrac{3}{6}cdotfrac{3}{6}cdotfrac{3!}{2!}=frac{1}{8}\\ 2:frac{1}{6}cdotfrac{1}{6}cdotfrac{3}{6}cdot frac{3!}{2!}=frac{1}{24}\\ 3: frac{1}{6}cdot frac{2}{6}cdotfrac{3}{6}cdot3!=frac{1}{6}

Somando as probabilidades:

frac{1}{8}+frac{1}{24}+frac{1}{6}=frac{1}{3}

E essa é a possibilidade de ser um múltiplo de 10:

oxed{Resposta:left{egin{matrix} a);frac{7}{8}\\ b);frac{1}{3} end{matrix}
ight.}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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