Questão 51444

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questão 10)

Um próton de massa M ≅ 1,6 x 10−27 kg , com carga elétrica Q = 1,6 x10−19C, é lançado em A, com velocidade V0, em uma região onde atua um campo magnético uniforme B, na direção x. A velocidade V0, que forma um ângulo θ com o eixo x, tem componentes V0x = 4,0 x 106 m/s e V0y= 3,0 x 106 m/s. O próton descreve um movimento em forma de hélice, voltando a cruzar o eixo x, em P, com a mesma velocidade inicial, a uma distância L0 = 12 m do ponto A. Desconsiderando a ação do campo gravitacional e utilizando π ≈ 3, determine:

a) O intervalo de tempo ∆t, em s, que o próton leva para ir de A a P.

b) O raio R, em m, do cilindro que contém a trajetória em hélice do próton.

c) A intensidade do campo magnético B, em tesla, que provoca esse movimento.

 

Uma partícula com carga Q, que se move em um campo B, com velocidade V, fica sujeita a uma força de intensidade F = Q×Vn×B, normal ao plano formado por B e Vn, sendo Vn a componente da velocidade V normal a B.

Gabarito:

Resolução:

a) Podemos encontrar o tempo por meio de:

Delta t=frac{Delta S}{V}

Com base no deslocamento em x:

Delta t=frac{12m}{4cdot10^6m/s}=3cdot10^{-6}s

b) Nesse intervalo de tempo ele descreve a trajetória em hélice, graças a sua componente em y. Como a velocidade é constante podemos a calcular da seguinte maneira:

v=frac{2pi R}{T}
ightarrow3cdot10^6= frac{2cdot3cdot R}{3cdot10^{-6}}
ightarrow R=1,5m

c) A força magnética age igual a força centrípeta na partícula, assim:

F_M=F_{CP}

Assim:

Qcdot V_{0y}cdot B=frac{mV_{0y}^2}{R}\\ B=frac{mcdot V_{0y}}{Rcdot Q}
ightarrow B=frac{1,6cdot10^{-27}kgcdot 3cdot10^6m/s}{1,5mcdot 1,6cdot10^{-19}C}
ightarrow B=2cdot10^{-2}T

oxed{Resposta:left{egin{matrix} a)Delta t=3cdot 10^{-6}\b)R=1,5m \ c)B=2cdot10^{-2}T end{matrix}
ight.}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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