(FUVEST - 2003 - 1a Fase) “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos ViceReis”.
Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.
O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como
decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.
fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.
imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.
Gabarito:
inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
a) decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.
Incorreto. Não se pode afirmar que o significado da chegada de D. João seja em decorrência da sanidade mental da rainha Dona Maria I.
b) fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
Incorreto. Não houve derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi apoiada pelos ingleses.
c) inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
Correta. Com a transferência do governo português, o Brasil deixava de ocupar a simples posição de colônia do império lusitano para então se transformar em centro das mais importantes decisões políticas do governo de Portugal. Nesse sentido, o movimento contrario que levou a sede politica do império do centro para a periferia pode ser classificado como uma estratégia para facilitar a fuga, para uma melhor observação de inimigos, para facilitar a entrada e saída de recursos e ainda diminuir gastos com transporte.
d) alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.
Incorreto. Não houve alteração dessa relação política.
e) imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.
Incorreto. A chegada de D. João no Rio de Janeiro não foi uma imposição do comércio britânico.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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