Questão 52130

(FUVEST - 2001 - 1a fase)

Considere os seguintes dados, obtidos em 1996 pelo censo do IBGE:

A partir dos dados acima, pode-se afirmar que o número de pessoas, maiores de 18 anos, filiadas a órgãos comunitários é, aproximadamente, em milhões:

A

2

B

6

C

12

D

21

E

31

Gabarito:

12



Resolução:

Maneira 1:

Vamos dado a dado.

Temos 73644508 pessoas de 18 anos a 49 anos e 23110079 pessoas de 50 anos para mais. Dessas pessoas, 31% são filiadas a alguma coisa. Desse 31%, 39% são filiadas a orgãos comunitários, que é que queremos saber.

Primeiro vamos somar ver o número total de pessoas: 73.644.508+23.110.079=96.754.587

Vamos arredondar para 97 milhões para facilitar os cálculos.

Vamos calcular o número de filiados geral:

\100\%-97; milh	ilde{o}es\ 31\%-x; milh	ilde{o}es\ 0,31cdot97=x\ x=30,07; milh	ilde{o}es

Agora, sobre esse valor, vamos encontrar o número de filiados a orgãos comunitários:

\100\%-30,07; milh	ilde{o}es\ 39\%-x; milh	ilde{o}es\ 0,39cdot30,07=x\ x=11,73; milh	ilde{o}esapprox 12; milh	ilde{o}es

Maneira 2:

Podemos fazer assim:

(73.644.508+23.110.079)cdot0,31cdot0,39approx11.679.629approx 12; milh	ilde{o}es

Como os dados são sucessivos e dependentes (O número de filiados a orgãos comunitários depende do número total de filiados gerais, que por sua vez dependem do número de total de pessoas) podemos multiplicar as porcentagens e encontrar a resposta final.

oxed{Letra; C: 12} 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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