Questão 52186

(FUVEST - 2001 - 1a fase)

 "Eles mesmos [os pobres] são a causa de sua pobreza; os meios de encontrar o remédio estão em suas mãos e não nas mãos de nenhuma outra pessoa."

(R. Malthus, Ensaio sobre a população, 1798).

Nas últimas décadas do século XX, concepções muito semelhantes a esta sobre os pobres e a pobreza são propagadas

A

pelo neoliberalismo.

B

pela social-democracia.

C

pela democracia cristã.

D

pelo neo-populismo.

E

pelo justicialismo.

Gabarito:

pelo neoliberalismo.



Resolução:

a) pelo neoliberalismo.

Correta. A teoria malthusiana é característica do liberalismo clássico e em parte retomada pelo neoliberalismo que, ao propor o Estado mínimo, elimina os projetos sociais e marginaliza a maioria.

b) pela social-democracia.

Incorreto. A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista. Nesse sentido, a concepção descrita no texto não é representada por essa ideologia. 

c) pela democracia cristã.

Incorreto. Democracia Cristã é um pensamento, ideologia e movimento político que defende uma democracia baseada nos ensinamentos e princípios cristãos, tais como a liberdade, a subsidiariedade, a solidariedade e a justiça. Nesse sentido, a concepção descrita no texto não é representada por essa ideologia. 

d) pelo neo-populismo.

Incorreto. O neopopulismo além da verve autoritária, reduz o diálogo à troca de impropérios e, ignora o multiculturalismo e a sociedade heterogênea. Nesse sentido, a concepção descrita no texto não é representada por essa ideologia. 

e) pelo justicialismo.

Incorreto. O justicialismo é uma doutrina política de Juan Domingo Perón 1895-1974, presidente da Argentina três vezes (em 1946, 1949 e 1951). Nesse sentido, a concepção descrita no texto não é representada por essa ideologia.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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