Questão 52206

(FUVEST - 2001 - 1a fase)

Os Estados Nacionais que se organizam depois das independências no Brasil e nos países americanos de colonização espanhola, entre as décadas de 1820 e 1880, são semelhantes quanto à

A

adoção de regimes políticos e diferentes com relação às posições implementadas sobre a escravidão negra.

B

decisão de imediata abolição da escravidão e diferentes com relação à defesa da propriedade comunal indígena

C

defesa do sufrágio universal e diferentes com relação às práticas do liberalismo econômico.

D

defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses e diferentes com relação à submissão à Igreja Católica.

E

vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto à adoção de regimes políticos.

Gabarito:

vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto à adoção de regimes políticos.



Resolução:

a) adoção de regimes políticos e diferentes com relação às posições implementadas sobre a escravidão negra.

Incorreto. Não nenhuma posição implementada sobre a escravidão negra no Brasil, ela ainda perdurou até 1888.

b) decisão de imediata abolição da escravidão e diferentes com relação à defesa da propriedade comunal indígena

Incorreto. Não houve uma imediata abolição da escravidão. Naquele contexto, o Brasil só vai abolir a escravidão em 1888, por exemplo. 

c) defesa do sufrágio universal e diferentes com relação às práticas do liberalismo econômico.

Incorreto. No Brasil, o sufrágio universal só vai ocorrer em 1988.

d) defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses e diferentes com relação à submissão à Igreja Católica.

Incorreto. Não há defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses. Ainda hoje no Brasil, essa continua sendo uma pauta recorrente. 

e) vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto à adoção de regimes políticos.

Correta. O processo de independência na América Ibérica tem em comum a defesa do livre comércio, ou seja, a luta contra o monopólio metropolitano. Ademais, o Brasil adotou a forma de governo monárquica, enquanto os países de língua espanhola adotaram a forma republicana (exceto o México, que constituiu um Império entre 1821 a 1823).



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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