(FUVEST - 2001 - 1a fase)
"Visitei todo o comércio, Fiz muito bom apurado, E vi que de muito povo Eu me achava acompanhado. Alguns pediam esmolas: Então não me fiz de rogado."
Os versos de Chagas Baptista em homenagem ao cangaceiro Antonio Silvino, o "Governador do Sertão", sugerem que o cangaço
possuía um caráter político institucional que ameaçava a estabilidade social e econômica do nordeste.
contava com o apoio popular, propondo a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
representava a faceta do movimento anarquista, com propostas de socialização da terra nas áreas rurais
era uma forma de banditismo sem ameaças à estabilidade fundiária e, portanto, aceito pelas oligarquias e trabalhadores.
tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais
Gabarito:
tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais
a) possuía um caráter político institucional que ameaçava a estabilidade social e econômica do nordeste.
Incorreto. O cangaço não possuía um caráter político institucional.
b) contava com o apoio popular, propondo a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
Incorreto. Os versos de Chagas Baptista não sugerem que eles propunham a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
c) representava a faceta do movimento anarquista, com propostas de socialização da terra nas áreas rurais
Incorreto. Não se pode dizer que eles propunham formas de socialização da terra nas áreas rurais.
d) era uma forma de banditismo sem ameaças à estabilidade fundiária e, portanto, aceito pelas oligarquias e trabalhadores.
Incorreto. O movimento cangaceiro apresentava ameaças à estabilidade fundiária, dessa forma, não era um movimento aceito pelas oligarquias daquele contexto.
e) tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais
Correta. O movimento cangaceiro surgiu como uma das formas de oposição à concentração fundiária e ao coronelismo. Por se oporem aos poderosos, os cangaceiros eram vistos com simpatia – e às vezes mitificados – pelas camadas populares.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão